As Competências Requeridas do Profissional de Educação Física Para Atuar na Atenção Primária à Saúde

Por: Claudia Benedita dos Santos, , Joab Jefferson da Silva Xavier, Maria José Bistafa Perieira, Silvana Martins Mishima e Silvano da Silva Coutinho.

XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

A presença do profissional de educação física na Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil tem aumentado substancialmente nos últimos anos. Este profissional está presente em quase metade das equipes que compõem os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) (SANTOS, 2012), bem como em diversos programas de promoção de atividade física/práticas corporais (COUTINHO, 2013). 
As políticas públicas nacionais de saúde, com destaque para a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) (BRASIL, 2006) e os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (BRASIL, 2008) destacam a importância da implantação de ações de práticas corporais/atividades físicas no contexto da APS, demonstrando a necessidade de uma maior participação do profissional de educação física neste contexto. 
A APS ainda é entendida como um novo cenário para a área da educação física e necessita que seus princípios e diretrizes sejam apreendidos pelo conjunto de trabalhadores presentes nos serviços de saúde. 
O tema competência profissional já foi objeto de estudo em diferentes contextos de atuação do profissional de educação física: na educação física e desporto de uma forma generalizada (NASCIMENTO, 1999), na docência do ensino fundamental e médio, no treinamento esportivo e na orientação de atividades físicas para grupos de indivíduos (FEITOSA, NASCIMENTO, 2003), no entanto, pesquisas envolvendo a educação física no contexto da APS ainda são incipientes. 

Endereço: http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/conbrace2013/5conice/paper/view/5439

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.