As Concepções de Corpo Presentes nos Currículos das Redes Públicas Paulistas

Por: Luiza Moreira da Costa.

95 páginas. 2010 00/00/0000

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Resumo

A escola, enquanto instituição privilegiada para agir na direção do processo intenciona  l    d aed ucação, cria, propaga  e repercute modelos corporais, através dos sentidos atribuídos p elasociedade e, em nome dos quais, não raro, também enfrenta, confronta, cala, mas certamenteincorpora e se apropria de valores e saberes advindos das diversas práticas culturais e sociais.Uma vez que tudo isso ocorre por meio do currículo de modo explícito, oculto ou sutil, ateorização curricular contemporânea vai afirmar que é no currículo que as identidades sãoforjadas. Os processos educativos escolares ditam moldes do que é desejado e do que não é aosindivíduos, seja através da estrutura física da escola e dos recursos materiais disponíveis,passando pelas disciplinas e conteúdos, posturas e linguagens adotadas pelos adultos, pelasativ idades propostas etc. Compreender tais processos constitui requisito imprescindível para seexaminar o papel da escol a na sociedade e a repercussão de concepções sociais através das trocasculturais nela presentes.

Endereço: http://www.gpef.fe.usp.br/index.php/teses-dissertacoes-monografias-e-relatorios-de-pesquisa/

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