As Concepções de Educação Física dos Professores do Ensino Médio no Atual Momento de Redefinição das Orientações Curriculares no Estado do Paraná

Por: Ana Nelly de Castro Gregório.

151 páginas. 2006 31/07/2006

Send to Kindle


Resumo

Com o objetivo de verificar se existe relação entre as concepções de Educação Física presentes nas orientações curriculares e aquelas que estão na base das práticas pedagógicas dos professores de Educação Física no Ensino Médio no Estado do Paraná. E, ainda, verificar se a base teórica das orientações curriculares expressa as práticas pedagógicas dos professores que são convidados a participar como sujeitos nesse processo de elaboração das diretrizes curriculares do Estado do Paraná, este estudo focaliza as concepções de Educação Física presentes nas orientações curriculares e nas práticas pedagógicas dos professores do Ensino Médio no Estado do Paraná. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que tem como eixo epistemológico a teoria como expressão da ação prática.Os dados são levantados por meio de questionário, análise documental e observação participante. Os sujeitos da pesquisa são professores de Educação Física do Ensino Médio de diferentes regiões do Estado. Tem como aporte teórico os estudos de Martins (2002, 2003), Bernardo (1977-1991) e Castellani Filho (1998). O estudo revela que a produção acadêmica da Educação Físicaapresenta expressivo número de concepções pedagógicas com distintas matizes teóricas; entre os professores coexistem diferentes concepções e há uma indefinição quanto à orientação teórico-metodológica de suas práticas de ensino; nas Orientações Curriculares a base orientadora é a abordagem Crítico-superadora que tem como tema a Cultura Corporal, a qual apresenta como conteúdos os jogos, a ginástica, as lutas, o esporte, a dança entre outros; há uma aproximação entre as concepções expressas pelos professores e aquela que está na base das Diretrizes Curriculares em processo de elaboração.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.