Integra

Introdução: O Diabetes mellitus (DM) figura atualmente como um grave problema de saúde pública. Estudos apontam que até o ano de 2030, cerca de 439 milhões de pessoas serão diabéticas, sendo, grande parte destas, indivíduos em idade avançada.

Objetivos: Investigar os conhecimentos de um grupo de idosos diabéticos acerca do DM e definir o perfil antropométrico destes indivíduos.

Materiais e métodos: Foi realizada uma abordagem direta a um grupo de diabéticos em três encontros. Os temas norteadores foram: conceitos, sintomas, alimentação, atividade física e possíveis complicações da doença. Os discursos foram gravados e transcritos para a realização das análises. Adicionalmente, foram medidos peso, perímetro da cintura e do quadril, e pressão arterial (PA).

Resultados: Participaram do estudo cinco mulheres e um homem. A média de idade foi 62,66 anos. A média de tempo de diagnóstico da doença foi 13,16 anos. O peso corporal foi em média 72,5 kg. A relação cintura/quadril ficou em média 0,85 para mulheres e 1,05 para o homem. A média da PA sistólica foi 130 mmHg e da diastólica 80 mmHg. A análise dos discursos revelou que os participantes possuem conhecimentos superficiais e/ou errôneos acerca de sua doença e que medidas importantes como controle da dieta e prática de atividades físicas são negligenciadas.

Discussão: O DM está associado a diversas complicações que incluem desde distúrbios cardiovasculares, renais e visuais até amputações de extremidades inferiores. As dificuldades para controlar o peso, a PA e a glicemia podem ser fatores agravantes para a instalação destas complicações.

Conclusão: Constatou-se que os participantes possuem poucos conhecimentos sobre o DM e suas complicações, havendo uma constante dificuldade em controlarem-se fatores de risco como gordura abdominal e PA. Neste sentido, a educação em saúde exerce um importante papel à medida que torna o diabético responsável por seu autocuidado e difusor ativo dos conhecimentos adquiridos.

E-mail do apresentador: and_c_fernandes@yahoo.com.br