As Contribuições do PIBID na Formação Inicial dos Licenciados em Educação Física do IFCE - Campus Canindé

Por: Andreyson Calixto de Brito, Antonio U de Sousa Junior, Basílio R Almeida Fechine, Francisco a Lima Gomes, Hyvnna R Gomes de Brito, Marniele Alves Nascimento e Samara M Barreto de Abreu.

XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) vem se consolidando como uma importante ação do país para a formação inicial de professores e é identificado como “uma nova proposta de incentivo e valorização do magistério que possibilita aos acadêmicos dos cursos de licenciatura a atuação em experiências metodológicas inovadoras ao longo de sua graduação”. Este estudo buscou investigar as contribuições que o PIBID proporcionou para a formação dos licenciados em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Canindé. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de campo, com corte transversal. A amostra foi composta por 09 professores egressos do curso de Licenciatura em Educação Física, que participaram do Programa PIBID como bolsistas no convênio de 2010 a 2013. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário semiestruturado. O contato com a rotina da escola e a interação com alunos e funcionários é benéfica à formação de acadêmicos. Para o licenciando, o PIBID é oportunidade única de vivenciar o cotidiano da sala de aula, experiência esta de fundamental importância para o futuro exercício da profissão. O PIBID é um programa que contribui para a melhoria da qualidade da formação dos futuros professores que atuarão na Educação Básica. Dessa forma, conclui-se que essa política pública para a formação de docentes estreita a distância entre teoria e prática, conduz o licenciando a uma prática reflexiva e norteia a formação dos licenciados.

Endereço: http://www.fade.up.pt/rpcd/entradaPT.html

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.