As Derrotas e Suas Múltiplas Experiências

Por: Enrico Spaggiari.

Fronteiras - Revista de História - v.12 - n.22 - 2010

Send to Kindle


Resumo

PACHECO, Leonardo Turchi. Tragédias, batalhas e fracassos: as derrotas brasileiras nas Copas do Mundo (1950-1982). Goiânia: Canône, 2010. 234 p.

Não são apenas as vitórias que compõem o imaginário futebolístico. “Instrumento de renovação da vida” e o “começar de novo”, tal como afirmou Carlos Drummond de Andrade - oportunamente citado por Leonardo Pacheco na introdução do seu livro “Tragédias, Batalhas e Fracassos” -  as derrotas têm um papel essencial dentro do universo esportivo. Publicado com base em seu doutorado defendido no Departamento de História da UFM, o livro de Leonardo tem como objetivo pensar as derrotas brasileiras nas Copas do Mundo entre 1950 e 1982 a partir das narrativas, discursos e imagens dos períodos pesquisados que, em sua maioria, centravam as análises nas questões ligadas à masculinidade e ao envelhecimento. Para isso, relacionou estes dois temas principais para analisar o universo futebolístico, aqui compreendido por meio de seu principal momento ritual: a Copa do Mundo de Futebol

Endereço: http://www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/870

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.