As Dimensões Política, Epistemológica e Pedagógica do Currículo Cultural da Educação Física

Por: e Mário Luiz Ferrari Nunes.

Educação Física Escolar.

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Resumo

Goiânia, setembro de 2017. Durante o XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE), integrantes do Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (GPEF2), conhecido pela sua produção alinhada às chamadas teorias pós-críticas, ofereceram dois minicursos: Contribuições das teorias pós-críti-cas para o ensino da Educação Física e Currículo cultural da Educação Física: pressupostos teóricos e prática pedagógica. O levantamento das expectativas dos participantes ao início das atividades apontou o desejo de compreender o que distingue a pedagogia pós-crítica da Educação Física, também chamada de cultural ou currículo cultural. Para atender a tal demanda, os aspectos político-epistemológicos e político-pedagógicos que caracterizam a vertente foram esmiuçados e exemplifi cados com a exposição e debate de relatos das experiências realizadas por professores e professoras em escolas públicas da região metropolitana de São Paulo.

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