As Diretrizes Curriculares Nacionais na Formação Inicial em Educação Física: Realidade e Possibilidades

Por: Janaine Welter.

82 páginas. 2017 07/03/2017

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Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a formação inicial a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Física e suas possibilidades apresentadas pelas propostas de formação da Licenciatura de caráter Ampliado e Minuta de Projeto de Resolução (2015). Trata-se de uma pesquisa que adota um posicionamento crítico, tendo como vertente teórica o materialismo histórico dialético. A coleta das informações foi realizada a partir da análise documental, com base nas categorias metodológicas da historicidade, totalidade, contradição, mediação, práxis e nas categorias de conteúdo: Educação Física; formação inicial e políticas educacionais. A DCNEF de 2004 apresenta como características a necessidade de desenvolver competências e habilidades, uma concepção de Educação Física como promotora de saúde, fragmentação do conhecimento que culmina na dicotomia Licenciatura e Bacharelado. A Licenciatura de caráter Ampliado é uma proposta de formação, pautada na historicidade e na práxis como matriz científica, evidenciando que existem possibilidades de superação de uma formação unilateral atrelada ao modo de produção capitalista. Constatou-se que a Minuta de Projeto de Resolução (2015) apresenta muitas características da Resolução 07/2004 e apresenta um sucinto avanço ao propor a unificação para os cursos de Educação Física. Percebe-se que com base nas três propostas de formação inicial em Educação Física elencadas – DCNEF de 2004, Licenciatura de caráter Ampliado e Proposta de Minuta de Resolução (2015) – somente encontra-se uma possibilidade de formação que se coloca resistente aos avanços do sistema capitalista, a proposta da Licenciatura de caráter Ampliado.

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