Resumo

O objetivo deste trabalho é identificar, na produção da área da Educação Física, quais os discursos emergentes no que se refere à implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Educação Física (2004). Foram selecionados artigos, apresentados no Grupo de Trabalho Temático Formação Profissional e Campo de Trabalho do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, nas últimas quatro edições (2001, 2003, 2005, 2007), que apresentassem em seu título algum dos seguintes descritores: Diretrizes Curriculares Nacionais; Licenciatura; Bacharelado; Currículo; Identidade; Formação de Professores. Obtive 50 artigos. Percebe-se que não houve um silenciamento frente às Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Educação Física (2004), houve uma forte e crescente discussão sobre os impactos dessas reformas na formação de professores. Atenta-se para a pouca consistência teórica acerca da temática Currículo, discussão que vem fomentando nossas recentes pesquisas.

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