Resumo

O objetivo do trabalho foi investigar as escolhas de adolescentes em aulas de educação física do ensino médio com relação a atividades de caminhada, corrida e futsal. Essas atividades foram organizadas em quatro temas principais: social, jogo, competição e fitness. Os participantes foram alunos de 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio (N = 271), de ambos os gêneros, com idades entre 15 e 23 anos. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública do estado de São Paulo, como parte das aulas de educação física. Foram utilizadas 15 aulas para cada série: três aulas introdutórias (uma para cada atividade), três de fechamento (uma para cada atividade) e três aulas em que ocorriam as escolhas para cada atividade. A variável dependente foi a quantidade de escolhas em cada um dos temas (social, com competição, jogo e fitness) nas atividades de caminhada, corrida e futsal. Os dados foram tratados por meio do módulo Trend (Trend Analysis and Multiple Comparisons) do software PEPI. Os resultados permitiram concluir que: (a) a escolaridade e a idade influenciaram as escolhas de alunos adolescentes de ambos os gêneros em relação à corrida e ao futsal. No caso da caminhada, apenas as moças foram afetadas pela escolaridade e os rapazes pela idade; (b) apenas as moças escolheram em maior quantidade as atividades com o tema social, sendo que em relação ao futsal essas escolhas foram acompanhadas daquelas do tema fitness; (c) para os rapazes, a competição foi o tema mais escolhido. Entretanto, essas escolhas foram acompanhadas daquelas do tema jogo na caminhada e no futsal; e, (d) as atividades com fitness foram aquelas menos escolhidas por alunos adolescentes de ambos os gêneros em relação à caminhada e à corrida. No caso do futsal, isso só ocorreu para os rapaze

Acessar Arquivo