Resumo

O objetivo da pesquisa foi investigar as escolhas de dolescentes de ambos os gêneros em relação a atividades de caminhada em aulas de educação física. Os participantes foram rapazes e moças adolescentes (N = 158), com média de idade de 14,52 anos (± 0,75), studantes de oitavas séries do ensino fundamental. Foram oferecidas atividades de caminhada com iferentes temas (social, jogo, competição e exercício/"fitness"), fornecidas em duas listas de scolhas, em oitos aulas. O trabalho foi desenvolvido como parte do programa da educação física curricular. A ariável dependente foi a quantidade de escolhas em cada atividade, em cada aula. Os dados oram analisados por meio de estatística nãoparamétrica. Os resultados permitiram concluir que adolescentes de mbos os gêneros escolheram em maior quantidade a caminhada social, sendo que as moças o izeram mais do que os rapazes. A caminhada com exercícios foi a que menos recebeu escolhas. Em elação escolhas intermediárias, pode-se concluir que as moças escolheram mais a caminha com jogo do que os rapazes e que estes escolheram mais a caminhada com competição do que as moças. As iferenças de quantidade de escolhas entre rapazes e moças ocorreram apenas nas duas primeiras ulas.

Acessar