As Etapas da Carreira Docente e o Processo de Formação Continuada de Professores de Educação Física

Por: Dagmar Hunger e Fernanda Rossi.

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.26 - n.2 - 2012

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Resumo

Nesta pesquisa, de natureza qualitativa, objetivou-se analisar os significados atribuídos por professores de Educação Física escolar à relação entre a formação continuada e as etapas do desenvolvimento profissional. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito professores da rede pública estadual de Bauru/SP. Os dados foram analisados seguindo o referencial teórico de Huberman (2000), relativamente ao conceito de ciclos de vida profissional, e constatou-se que assim como ocorre com outros fatores da carreira docente, em relação à dimensão da formação continuada os professores também apresentam necessidades diferentes em cada momento profissional. Em síntese conclui-se: na fase de iniciação à docência buscam ações formativas para aprimorar a prática pedagógica; fase de estabilização: solucionar os problemas do contexto educacional e disseminar os conteúdos acadêmicos entre os professores escolares; fase de diversificação: embasamento para trabalhar novos conteúdos e atualização constante diante das novidades educacionais; serenidade/desinvestimento: necessidade de frequentar atividades formativas em espaços diferentes da escola.

Endereço: http://www.scielo.br/pdf/rbefe/v26n2/14.pdf

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