As Histórias Infantis Como Processo de Conscientização e Solidariedade dos Alunos Desportistas do Ensino Fundamental

Por: Cristiane e Castro Feitosa Melo.

Revista de Educação Física, Saúde e Esporte - REFISE - v.3 - n.1 - 2020

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Resumo

As histórias infantis do Projeto “Alacazam Alacazim” têm como principal objetivo analisar a contribuição da experiência da visão sobre a cultura corporal de movimento para se desenvolver peças teatrais no processo de conscientização e solidariedade para a educação dos alunos desportistas do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso etnográfico. Registra a experiência pedagógica, através de fotografias e questionários, que se iniciou na Escola e desenvolveu-se em uma Instituição que cuida de crianças em tratamento contra o câncer. A disciplina de geografia, através de um trabalho interdisciplinar, que destacou a Arte/Literatura e a Educação Física, foi essencial ao combinar, sequencialmente, histórias infantis relacionada com os saberes de cada um no processo de cultivar os valores humanos entre os alunos desportistas da escola. Os resultados evidenciaram que a prática do esporte integrado a educação e a arte, em conjunto com a criatividade, fortalecem a inovação de alunos desportistas e, a produção brotada nesse princípio é o componente social responsável pelo aumento das ações solidárias, o que vem a facilitar a tomada de consciência em relação à responsabilidade tendo como base a sociedade local, mostrando o esforço pessoal, coletivo, artístico, desportista e cultural nessa conscientização.

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