As Implicações da Configuração Interdependente Entre Estagiários e Professores Supervisores no Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física

Por: , Ana Luiza Barbosa Anversa, , Camila Rinaldi Bisconsini e Patric Paludett Flores.

Motrivivência - v.31 - n.60 - 2019

Send to Kindle


Resumo

A partir do referencial de Norbert Elias, a pesquisa teve como objetivo analisar as implicações da configuração entre estagiários e professores supervisores no Estágio Curricular Supervisionado na formação de professores de Educação Física. Participaram da pesquisa 90 acadêmicos do curso de Educação Física (licenciatura) e 63 professores supervisores de estágio. Como instrumentos foram utilizados um questionário e a análise de documentos. Os dados quantitativos foram apresentados com a utilização da estatística descritiva (%). Os dados qualitativos foram tratados por meio da análise de conteúdo e organizados no software NVivo 10. Constatou-se que os indicadores analisados apresentam configuração de interdependência e possíveis implicações na realização do Estágio Curricular Supervisionado na formação inicial em Educação Física, uma vez que a experiência do professor, sua qualificação e status profissional podem favorecer ou limitar as relações estabelecidas entre os envolvidos ao longo deste momento formativo.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2019e59612

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.