As Implicações dos XII Jogos dos Povos Indígenas Enquanto Megaevento, Para os Kaingang da Terra Indígena Faxinal de Cândido

Por: Diego Renan Iene.

IV Congreso Latinoamericano de Estudios Socioculturales Del Deporte - ALESDE

Send to Kindle


Resumo

O estudo procura identificar as implicações que ocorreram na Comunidade Indígena Faxinal de Cândido de Abreu, durante a preparação e participação na 12ª Edição dos Jogos dos Povos Indígenas, sendo esse um megaevento esportivo que têm como objetivo a integração dos diferentes povos, a edição de 2013 foi realizada em Cuiabá – MT. A Comunidade Indígena Faxinal não havia participado de nenhuma edição, em vista disso, o foco deste estudo foi inserir este megaevento no calendário cultural/esportivo dos Kaingang e relatar todos os efeitos que viessem a incidir durante o procedimento. Por meio de um estudo de caso e uma pesquisa de campo durante a preparação e realização dos Jogos, foi realizado um acompanhamento com o Povo, orientando e preparando-os, mobilizando de maneira benévola a comunidade promovendo um resgate cultural resultando na valorização e enriquecimento de seus costumes, melhorando a comunicação e socialização dos mesmos. Com o lema “o importante não é competir e sim celebrar” o evento ressaltou seu legado de igualdade e patriotismo em todos os envolvidos onde os verdadeiros louros olímpicos foram os conhecimentos e informações obtidos neste intercâmbio.
 

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.