Resumo

As lutas na educação física escolar servem como auxilio no processo pedagógico trabalhando aspectos psicomotores e afetivos. No entanto ainda há precariedade de estudos relacionados à temática, e um certo preconceito com relação a violência. O objetivo do estudo foi de verificar a percepção dos alunos a respeito das lutas como conteúdo da educação física escolar. O estudo é do tipo descritivo, quali-quantitativo e de corte transversal, sendo utilizada uma amostra de 800 escolares de 11 a 14 do ensino fundamental na cidade de Montes Claros - MG. Para tanto foi utilizado um questionário semiestruturado, e em seguida as respostas foram analisadas através da frequência de respostas e porcentagem simples. Os resultados apontaram que 79,7% dos escolares gostariam de ter aulas de lutas na educação física, no entanto 68,1% dizem que o professor de artes marciais seria o mais indicado para trabalhar com este conteúdo na escola e 36,9% afirmam que gostariam de ter aulas de lutas para aprender a se defender. Dessa forma foi possível perceber que é preciso ampliar o conhecimento do professor no sentido de conhecer as necessidades individuais de cada aluno, para que o professor de educação física possa trabalhar todos os conteúdos, inclusive as lutas.

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