As Manifestações da Emoção Vivida no Processo de Aprendizagem da Educação Física Escolar: Totalidade Ininterrupta de Troca e Construção de Experiências Humanas.

Por: Rita de Cássia Franco de Souza Antunes.

145 páginas. 1993

Send to Kindle


Resumo

RESUMO: O presente estudo teve por objetivo a compreensão do modo como se relacionam professores e alunos diante das suas manifestações em situações emocionais que ocorrem no processo de aprendizagem, nas aulas de Educação Física Escolar. Seguindo a abordagem Fenomenológica, realizamos a pesquisa numa Instituição de Ensino Privado do Município de Bauru, onde existe o componente curricular Educação Física no Primeiro Grau. Foram descritas e analisadas 8 (oito) aulas, ministradas por um professor e uma professora, em turmas distintas de terceira e quarta séries, masculinas, femininas e mista. Pudemos desvelar que as aulas de Educação Física são uma fonte inesgotável de situações emocionais, envolvendo professor, aluno e o grupo como um todo. Contudo, em muitas ocasiões são despercebidas, ou recebem um tratamento que, de acordo com a perspectiva em que nos colocamos, dificulta o processo de aprendizagem da Educação Física Escolar e o desenvolvimento humano, em função do prejuízo causado principalmente ao processo comunicativo para troca e construção de experiências. Evidencia-se um alto poder de intervenção do professor, através da recorrência às emoções manifestadas pelos alunos, tendo em vista seus objetivos educacionais; o que nos anima a propor que sejam feitas intervenções com propósitos educacionais mais altruístas e conscientes.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1409&listaDetalhes%5B%5D=1409&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.