As Matrizes Epistemológicas do Curso de Educação Física da Universidade Regional de Blumenau (furb) de 1993 a 2008: Uma Abordagem à Luz da Teoria de Manuel Sérgio

Por: Sidirley de Jesus Barreto.

2009 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

Sob o tema “As matrizes epistemológicas do curso de Educação Física da Universidade Regional de Blumenau (FURB) de 1993 a 2008 – Uma abordagem à luz da teoria de Manuel Sérgio”, aborda-se conteúdos que visam a favorecer a compreensão da corporeidade para além da visão funcional, cartesiana. O objetivo principal foi abordar as matrizes epistemológicas que foram se sucedendo no curso de Educação Física, demonstrando que o curso está progressivamente caminhando de maneira assistemática em direção ao paradigma da complexidade, não preconizando a cisão mente/corpo. Para desenvolver este estudo, optouse pelo estudo de caso, sendo também realizados levantamentos, bibliográfico-documental tendo como principal base os livros e artigos publicados na FURB pelo corpo docente e discente durante este período. Assim há o acompanhamento da evolução histórica denunciando a visão mecanicista de corpo inicial que se passava aos acadêmicos como único critério de verdade, chegando-se às abordagens fenomenológico-hermenêuticos e críticoemancipatória, tendo como pano de fundo a teoria de Manuel Sérgio. A ultrapassagem do paradigma cartesiano parece ter tido por base a filiação filosófica das dissertações defendidas pelos profissionais de Educação Física que participaram do PPGE/ME/FURB e de outros Programas. Este tipo de pesquisa possibilitou também demarcar os obstáculos epistemológicos que dificultam a ultrapassagem do corpo funcional, o que constitui na visão de Manuel Sérgio um corte epistemológico, um paradigma emergente ancorada na teoria da complexidade. Optou-se por focar neste autor deu-se devido ao fato de sua teoria mais inclusiva. Percebe-se que há na atualidade uma crise de paradigma no curso de Educação  Física da FURB, não havendo no presente momento predomínio absoluto de nenhuma das matrizes: positivista, fenomenológica-hermenêutica ou crítico-emancipatória. Como recomendação propõe-se a criação da disciplina “Educação Inclusiva” em todos os cursos de licenciatura da FURB, assim como a transformação da disciplina “Prática Desportiva (PDE) I” oferecida a todos os acadêmicos como uma disciplina teórica de dois créditos intitulada “Motricidade Humana e Saúde”, pois há um aumento significativo no Brasil e na região do Vale do Itajaí de doenças hipocinéticas, devido ao fato de a maioria dos autores consultados defenderem um currículo flexível, aberto às necessidades da sociedade, inclusive ao cuidado.
 

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.