As Mediações Pedagógicas na Formação Docente à Distância em Educação Física: Uma Análise das Disciplinas Que Tratam das Práticas Corporais

Por: e Guenther Carlos Feitosa de Almeida.

XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

Presenciamos diversas transformações presentes no mundo contemporâneo, tanto de ordem político-econômica, filosófica, quanto educacional. Localizamos a Educação à Distância (EaD) no cerne das principais mudanças na educação superior no Brasil neste séc. XXI, dada sua aplicação enquanto meios e mediações para o desenvolvimento da educação.
Analisando estes aspectos iniciais surge a necessidade de compreendemos que a EaD é uma modalidade de educação, ou seja, uma estratégia de formação humana que se manifesta como uma prática educativa, e enquanto tal deve comprometer-se com a libertação do homem, (PRETI, 2010).
A formação em Educação Física possui algumas particularidades, e uma delas é o trato com o movimento humano, manifesto de diferentes formas na cultura corporal. Este trato apesar de exceder o saber fazer do movimento, passando por sua compreensão biológica, sociológica, antropológica, filosófica e educacional, possui no movimento seu ponto de partida e de chegada.
Esta é uma pesquisa que encontra-se em andamento, e está se realizando no curso de Educação Física à distância da Universidade Federal de Goiás (UFG), portanto os apontamentos realizados neste trabalho configuram-se inacabados e em processo de construção.

Endereço: http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/conbrace2013/5conice/paper/view/5255

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.