As Mesas-redondas Esportivas em Tempos de Participação do Telespectador: Uma Análise no âmbito do Fazer Crer

Por: Pedro Paula de Oliveira Vasconcelos.

XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste artigo é analisar como os programas de debate esportivo têm se organizado em um cenário específico: hoje em dia, grande parte das atrações ‘ao vivo’ sobre futebol, inclusive as mesas-redondas, apela constantemente à participação do telespectador. Propomos investigar esse fenômeno através de cinco programas: Baita Amigos (Bandsports), Bem, Amigos (SporTV), Jogando em Casa (EI Maxx), Linha de Passe MesaRedonda (Espn Brasil) e A Última Palavra (Fox Sports). Tomando como base teóricometodológica a sociossemiótica, buscamos investigar o que as emissoras prometem, ou fazem crer, ao telespectador para que este não só assista às atrações, mas se mobilize no sentido de enviar mensagens ou votar em enquetes.

Endereço: http://portalintercom.org.br/anais/nacional2016/

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2017 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.