As Mulheres no Cenário do Associativismo Esportivo em Porto Alegre/rs na Transição do Século Xix Para o Xx: Alternativas de Sociabilidade e Lazer Para Elas

Por: Carolina F. da Silva, e Vanessa B. Lyra.

Licere - v.13 - n.3 - 2010

Send to Kindle


Resumo

um universo originalmente masculino, reproduz de forma adequada as tensões, lutas e  reivindicações femininas para integrarem de forma igualitária os papéis sociais  definidos entre homens e mulheres no espaço social. Este estudo mostra o trajeto  percorrido pelas mulheres no cenário esportivo de Porto Alegre, onde oscilaram de  espectadoras a protagonistas. Tendo como objetivo identificar os diferentes modos  assumidos pelas mulheres na construção do associativismo esportivo porto-alegrense no  fim do século XIX ao início do século XX. Os procedimentos metodológicos adotados  foram a pesquisa bibliográfica e a coleta de informações em fontes históricas, como o  Catálogo da Revista do Globo e o Atlas do Esporte no Brasil e o Atlas do Esporte no  Rio Grande do Sul.

Endereço: http://www.anima.eefd.ufrj.br/licere/pdf/licereV13N03_a4.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.