Resumo

o presente projeto, iniciado em julho/98 junto à Escola Estadual Professor Leal de Barros, Engenho do Meio, trata o fenômeno jogo popular destacando sua relevância a partir da expressão corporal como linguagem. Neste contexto, a partir de um esforço coletivo, implementamos ações no sentido de superar limites - problemas significativos da prática pedagógica - repensando com criticidade procedimentos pedagógicos, levando em conta o reconhecimento do papel social das práticas lúdicas. O ensino e a pesquisa-ação, visam práticas pedagógicas, no âmbito do lazer em aulas de Educação Física, construindo vivências coletivas resgatando a origem cultural dos jogos e suas possibilidades de práticas. Objetivando a pesquisa e o ensino, os procedimentos metodológicos têm como princípios as habilidades básicas de expressão de movimentos, os processos argumentativos, a alteração do trato do conhecimento, a decisão coleti va e as diferentes formas de comunicação e linguagem. Propomos, então, uma prática reflexiva permanente, a partir temática Jogo, resgatando a essência cultural do ato educativo jogar, prevalecendo o lúdico-criativo da ação.

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