As Políticas Públicas de Esporte e Lazer da Cidade de Ouro Branco/mg: Diagnóstico das Ações da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Por: Kamilla Menezes Avelar, Marie Luce Tavares e Poliana Cristina Oliveira de Azevedo.

V Congresso Sudeste de Ciências do Esporte

Send to Kindle


Resumo

Ouro Branco possui aproximadamente 35 mil habitantes em cerca de 260 km2 de extensão. A atividade preponderante do município é a industrial, que se iniciou com a instalação da então empresa estatal Aço Minas Gerais S.A. em 1976, hoje, Gerdau Açominas S.A, que inaugurou o ciclo do aço no município. Atualmente, a cidade abriga duas instituições federais de ensino, um campus da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), e um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), que trouxeram uma nova configuração para a cidade frente às demandas dos estudantes e professores advindos de diferentes locais do país. Diante deste contexto, torna-se relevante pensar nas ações e possibilidades de lazer ofertadas na cidade pelo poder público para buscar garantir este direito social. O lazer é uma área multidisciplinar tanto no campo de estudos como na sua intervenção, portanto deve ser planejado e executado conjuntamente por vários setores no âmbito municipal. Neste sentido, os objetivos deste estudo, é diagnosticar as políticas públicas de esporte e lazer em Ouro Branco. Para tanto, como trajetória metodológica realizaremos um recorte dentre os diversos setores da administração pública, selecionando como objeto da nossa pesquisa a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer da cidade. O percurso metodológico aponta a pesquisa exploratória, compreendendo a realização de entrevistas semiestruturadas com gestores e técnicos da respectiva secretaria e posterior análise de conteúdo. Desde já apontamos para a necessidade de ampliação das discussões relacionadas ao desenvolvimento das políticas de esporte e lazer no município, enfatizando a importância da construção coletiva e planejamento participativo dos cidadãos. Portanto, buscamos a partir deste estudo delinear e propor algumas ações direcionadas à formulação e implementação de políticas públicas de esporte e lazer no município.


 

Endereço: http://congressos.cbce.org.br/index.php/5sudeste/lavras/paper/view/6403

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.