Resumo

Grandes eventos esportivos passaram por nosso país e com ele o poder público implementou, mesmo que provisoriamente, diversos programas esportivos, visando a formação de atletas através da formação de base, ou seja: a escola. Portanto, o estudo veio analisar através das principais obras que inauguraram as abordagens da Educação Física escolar o anacronismo entre os objetivos propostos pelas mesmas e os que são divulgados pelo poder público. Através de discursos um tanto duvidosos quando analisados a luz de sua prática e porventura da época em que os mesmo foram lançados é possível entender os reais interesses que estão por trás desses projetos esportivos. Compreendendo os objetivos, conteúdos e metodologias que divulgam as diferentes abordagens e o consenso pela superação do modelo que imperou por décadas nas quadras de nosso país, em que o esporte era o conteúdo hegemônico da disciplina e a metodologia adotada nas aulas era a tradicional. Portanto, a luz dessas abordagens é possível analisar de forma crítica os programas esportivos do governo federal e os megaeventos, questionando seus pontos contraditórios e somente assim sendo possível instrumentalizar nossos alunos a exigirem do poder público os reais legados dos Megaeventos e que os projetos esportivos ofereçam a prática esportiva nas suas diferentes dimensões. Caso isto não ocorra, podemos ter um retrocesso histórico, voltando a Educação Física escolar a servir aos interesses escusos, que em outros momentos da história, não foi a favor da maioria, mas sim de uma minoria escolhida através das suas habilidades técnicas para determinados esportes.

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