As Políticas Públicas de Esporte na Cidade de Barbacena/mg

Por: Alexandre Lúcio Euzébio da Silva, Helenice Karina dos Reis, Paulo Henrique de Oliveira Correa, Rafael de Melo Rail, Tassiana Aparecida Hudson e Thiago Barreto Maciel.

XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

O presente trabalho é fruto das atividades do Grupo de Pesquisa de Políticas Públicas e Cultura Corporal do IF Sudeste MG – campus Barbacena. Trata-se de uma investigação que tem como principais objetivos perquirir o conteúdo e a forma das políticas públicas de esportes do município de Barbacena/MG e como se caracterizam os espaços públicos para o desenvolvimento e oferta de elementos da Cultura Corporal para a população barbacenense, em especial à classe trabalhadora. Para alcançar os objetivos propostos nos assentamos no referencial materialista histórico, o entendendo não apenas como um método, mas, em primeira instância, uma visão de mundo. Como instrumentos metodológicos nos valemos da busca por documentos em órgãos oficiais da prefeitura municipal de Barbacena, arquivo municipal e biblioteca municipal; visitamos os bairros do município e as suas estruturas para desenvolvimento dos esportes e outros elementos da Cultura Corporal fazendo fotoregistro e relatório; por fim entrevistamos um interlocutor privilegiado, no caso o gestor responsável pela secretaria de esportes da cidade da administração dos últimos quatro anos. Os resutados encontrados revelam o total descaso que se encontra o município de Barbacena em relação à oferta de conteúdos da cultura corporal para a classe trabalhadora.

Endereço: http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/conbrace2013/5conice/paper/view/5575

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.