As Políticas Públicas de Formação de Professores: Um Estudo de Revisão do Banco de Teses da Capes

Por: , , Leandro Oliveira Rocha e .

Kinesis - v.31 - n.1 - 2013

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Resumo

Este estudo de revisão discute as políticas públicas de formação de professores a partir dos estudos depositados no Banco de Teses da CAPES até setembro de 2012. Visa identificar como essas pesquisas contribuem para entender a relação entre as políticas públicas de formação de professores e a prática docente. Por meio da análise, foram identificadas as influências da perspectiva neoliberal e dos organizações internacionais sobre as políticas de formação no Brasil e a necessidade de desenvolver pesquisas sobre o cotidiano escolar, uma vez que, o resultado desta relação promoveria uma série de implicações nos processos formativos. Ao final, argumentamos à favor da etnografia e dos estudos autorreferentes, juntamente com uma potente análise de documentos, como procedimentos metodológicos que condicionam a análise crítica, possibilitam compreender melhor o cotidiano das escolas e permitem problematizar as práticas pedagógicas e as propostas políticas.

Endereço: http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/kinesis/article/view/10504

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