Resumo

Partindo do diagnóstico da ausência dos conteúdos gímnicos nas escolas, realizamos uma pesquisa que teve como objetivo sistematizar uma proposta de ensino com alguns conteúdos da GR e, a partir dessa proposta compreender a visão dos próprios alunos diante desses conteúdos. A pesquisa foi realizada com elementos característicos da pesquisa-ação. Para sua realização foi feito uma intervenção de ensino em uma escola pública do Município de Irati-Pr com conteúdos da GR. Para a coleta de dados registramos a intervenção em um diário de campo e aplicamos um questionário, nos quais foram analisados pela análise de conteúdo. Nos resultados encontramos três eixos de análise: o encantamento pelos materiais da GR, a importância da aprendizagem na percepção dos alunos e a ausência dos conteúdos da GR nas aulas de Educação Física escolar. Concluimos que, a GR é um conteúdo possível e necessário para as aulas de Educação Física escolar, pois esta proposta representou uma experiência relevante para os alunos, especialmente com a utilização dos materiais. Além do mais, os conteúdos gímnicos oferecem uma gama riquíssima de possibilidades para a Educação Física escolar.

Acessar