Resumo

INTRODUÇÃO

As aulas de Educação Física (EF) são ministradas para os alunos matriculados nas turmas de Deficiências Múltiplas (DM) são realizadas em uma escola (CIEP) situada na Zona Norte, da cidade do Rio. É uma escola considerada referência no processo de Educação Inclusiva que ao longo do tempo tem realizado ações pedagógicas com atenção à diversidade dos sujeitos. O Instituto Helena Antipoff é o órgão responsável pela Educação Especial da Rede Municipal, pela formação de todo o corpo docente que atenderá esse público, acompanhando e orientando a prática pedagógica do mesmo. Segundo a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008, pg.7), o acesso à educação deve ser garantido para todos os estudantes, visando constituir políticas públicas promotoras para alcançar tal objetivo com qualidade. Em 1990 (pg.10), o Estatuto da Criança e do Adolescente determina que “os pais ou responsáveis tem a obrigação de matricular seus filhos ou tutelados na rede regular de ensino”. Também, para garantir o acesso dos alunos com deficiência documentos como a Declaração Mundial de Educação para Todos e a Declaração de Salamanca foram fundamentais. Portanto, temos como objetivo destacar estratégias que consideramos importantes á serem trabalhadas nas aulas de EF, nas esferas sensório-motoras, sociais e afetivas.

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