Resumo

Introdução:A Educação Física escolar procura diversificar e democratizar sua prática
na perspectiva do desenvolvimento integral do aluno, buscando promover a
autonomia e valorizar a participação social, entre outros. Assim, é necessário investir
no desenvolvimento de diferentes práticas. Uma das práticas importantes para a
Educação Física escolar é o jogo, pois oferece contextos favoráveis à aprendizagem
em função do espaço de liberdade e expressividade onde a ação se desenvolve.
Entre as possibilidades pedagógicas do jogo está o processo de construção e
legitimação de regras no sentido da promoção da autonomia. O objetivo desta
pesquisa é analisar como se processam as construções das regras de um jogo coletivo
por crianças da 4ª série do Ensino Fundamental, e classificar diferentes momentos
deste jogo (GRANDO, 2004), a fim de identificar suas possibilidades pedagógicas.
Materiais e Métodos:A atividade foi realizada em dois encontros com 20 alunos da
4ª série do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Amparo, SP, em
uma quadra de voleibol utilizando um bambolê, que consiste em um arco de plástico
macio de 18cm de diâmetro e 2,5cm de espessura. A pesquisa é de abordagem
qualitativa, cujos instrumentos de coleta de dados foram a gravação digital das
produções orais durante a atividade e o registro em diário de campo feito por um
pesquisador. A atividade é desenvolvida a partir de desafios propostos aos alunos
pelo professor-pesquisador e a necessidade da construção de regras surge pelos
conflitos decorrentes da atividade em grupo. Resultados e Discussão: A partir dos
"Momentos do jogo" iremos destacar: a familiarização com o jogo, momento inicial
onde os alunos experimentaram formas de manipulação e constroem regras iniciais;
o reconhecimento do jogo, onde o objetivo foi proposto, "Um time fica de cada
lado da quadra, primeiro divide em 2 times através de par e ímpar. Tem que jogar o
bambolê por cima da rede"; o jogo pelo jogo onde as estratégias foram sendo
desenvolvidas; a intervenção verbal realizada a critério do professor-pesquisador
durante toda a atividade; o jogar com competência onde as estratégias são testadas
e os alunos passam a buscar vencer o jogo. Considerações Finais: Apresentamos
uma metodologia de trabalho para a construção de um "jogo de regras" coletivo,
onde são claras a possibilidades de construção de regras pelos alunos e sua participação
efetiva, motivada e prazerosa. Apoio: UNIFIA - Amparo.

Acessar Arquivo