Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar a produção do conhecimento sobre as Práticas Corporais Alternativas (PCAs) no campo acadêmico da Educação Física. Trata-se de um levantamento sobre essa temática entre os anos de 1979-2015, em cinco periódicos de relevância no campo acadêmico. Identificaram-se aspectos sobre as significações e proposições das PCAs, bem como as concepções sobre o corpo e seus usos. Foram analisados os aspectos vinculados às tradições e gênese dessas práticas no interior da área e suas articulações com diferentes práticas corporais. Os resultados se pautam na inserção da PCAs no campo acadêmico, suas propostas e vínculos com a Educação Física, na relação entre corpo e mente, religiosidade e espiritualidade (holismo), bem como na propagação dessas práticas no campo da Educação Física.

Referências

ALBUQUERQUE, L. M. B. Corpo civilizado, corpo reencantado: o moderno e o alternativo na representações do corpo. Motriz, São Carlos, SP, v. 5, n. 1 p. 7-9, 1999.

ALBUQUERQUE, L. M. B. As invenções do corpo: modernidade e contramodernidade. Motriz, São Carlos, SP, v. 7, n. 1, p. 33-39, 2001.

BARROSO, M. M. As iogas como cultura alternativa: a utilização do corpo para a produção do sagrado. Motriz, São Carlos, SP, v. 5, n. 2. p. 189-193, 1999.

BOLSONELLO, D. Educação Somática: o corpo enquanto experiência. Motriz, São Carlos, SP, v. 11, n. 2, p. 99-106, 2005.

CESAN J.; NETO, S. S. Educação física e práticas corporais alternativas: o trabalho com o corpo em questão. Motriz, Rio Claro, SP, v. 4, p. 462-470, 2008.

COLDEBELLA, A. O. C.; LORENZETTO, L. A.; COLDEBELLA, A. Práticas corporais alternativas: formação em educação física. Motriz, Rio Claro, SP, v.10, n.2, p. 111-122, 2004.

IMPOLCETTO, F. M. et al. As práticas corporais alternativas como conteúdo da educação física escolar. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 1, p. 267-281, 2013.

LORENZETTO, L. A. O masculino e o sensível em Stanley Keleman: uma reflexão sobre educação somática. Motriz, São Carlos/SP, v. 9 n. 2, p. 111-118, 2003.

MADEL LUZ, T. Educação Física e Saúde Coletiva: papel estratégico da área e possibilidades quanto ao ensino de graduação e integração na rede de serviços públicos de saúde. In: Educação física e saúde coletiva: Políticas de formação e perspectivas de intervenção. FRAGA, A. B.; WACHS F. (Org.) F. Porto Alegre; Editora da UFRGS, 2007. p. 9-16.

MADEL LUZ, T.; BARROS, F. B. Racionalidades médicas e práticas integrativas em saúde: estudos teóricos e empíricos. Rio de Janeiro: Instituto de Medicina Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ABRASCO (Coleção Clássicos para Integralidade em Saúde), 2012. 452p. p.111-122.

MARTINS, P. H. Contra a desumanização da medicina: crítica sociológica das práticas médicas modernas. Petrópolis: Vozes, 2003.

MARTINS, P. H. As encruzilhadas do corpo. Motriz, Rio Claro, SP, v.5, n.2, 1999. MATTHIESEN, Q.S. Criança, corpo e educação: fragmentos da obra de Wilhelm Reich. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, SC, v. 22, n. 2, Jul. p. 2001.

MARTINS, P. H. A Educação Física e as práticas corporais alternativas: a produção científica do curso de graduação em educação Física da UNESP- Rio Claro de 1987 a 1997. Motriz, Rio Claro, SP, v. 5, n. 2, , p. 131-136, 1999.

MARTINS, P. H. Educação do corpo e as práticas corporais alternativas: Reich, Bertherat e antiginástica. Motriz, Rio Claro, SP, v.4, n. 2, p. 116-117, 1998.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50, set./dez. 2006.

RONDINELLI, P. A face encantada da cultura corporal alternativa. Motriz, Rio Claro, SP, v. 7, n. 1, p. 41-44, 2001.

RUSSO, Jane. O corpo contra a palavra: as terapias corporais no campo psicológico dos anos 80. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1993.

SIVIERO, E. K, LOREZZETTO L. A. Energia: a moeda corrente da cultura corporal alternativa. Motriz, Rio Claro, SP, v.10 n. 3, p. 173-179, 2004.

ZAMPERE, E. Uma visão holística dentro da Educação Física. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 95-96, 1992.

Acessar