Resumo

Nos últimos anos tem sido possível observar o aumento das experiências relacionadas à implementação de práticas corporais/atividade física no âmbito dos serviços de saúde, como uma estratégia voltada à ampliação dos níveis de saúde da população, especialmente em função de três iniciativas do Ministério da Saúde: a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), a criação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e o Programa Academia da Saúde. No entanto, ainda que possam ser identificados avanços no desenvolvimento destas experiências, torna-se evidente o desafio apresentado aos profissionais da Educação Física no tocante à produção de ações condizentes com as necessidades de saúde dos sujeitos no âmbito da na atenção básica, sobretudo considerando o distanciamento entre formação e intervenção e também o modo de intervir tradicional/reduzido sobre o processo saúde-doença-intervenção nesta área específica. Sob esta perspectiva impõe-se a pertinência de uma reorientação teórico-metodológica que contribua para potencializar o trabalho com as práticas corporais, visando à saúde da população em perspectiva ampliada. É neste contexto que se insere o presente estudo, que teve como objetivo implementar um projeto de intervenção de práticas corporais para usuários do Centro de Saúde Escola (CSE) Geraldo Horácio de Paula Souza, da Faculdade de Saúde Pública da USP, para a experimentação da teoria da Clínica Ampliada, a fim de contribuir com o debate sobre a qualificação das ações dos profissionais de Educação Física no serviço público de saúde. A abordagem era de natureza qualitativa, fundamentada no Método da Roda, metodologia voltada à reformulação teórico-conceitual e organizacional do trabalho em saúde, utilizando como instrumentos a observação participante e as narrativas. A intervenção, aberta a diferentes faixas etárias, gêneros e estados clínicos, ocorreu por meio de encontros semanais realizados no período de um ano e contou com 51 sujeitos. Os encontros privilegiaram a oferta de atividades em sintonia com as necessidades, desejos e interesses que emergiam do contato com o grupo, utilizando como recursos de intervenção as práticas corporais e as rodas de conversa entre os participantes do grupo e os profissionais do CSE. A experiência no CSE Paula Souza mostrou que a teoria da Clínica Ampliada permite a produção de práticas de saúde para além da perspectiva hegemônica da Educação Física, mas também que é premente continuar avançando na formação dos profissionais da área, considerando o desafio de propor ações que dialoguem com as necessidades de saúde das pessoas e que sejam coerentes com os princípios do SUS

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