As Práticas Corporais em Evidência no Programa Tempo de Aprender

Por: .

110 páginas. 2004

Send to Kindle


Resumo

A pesquisa enfocou os impactos do Programa Tempo de Aprender (PTA) nas práticas corporais dos alunos de uma turma de uma escola da rede pública de ensino. A partir das diretrizes do PTA, foram modificadas a organização da escola e seus princípios pedagógicos. Este Programa utilizou como referencial a teoria da atividade, fundamentada na concepção histórico-cultural. A análise dos códigos e normas presentes na escola contribuiu para um entendimento das relações dos profissionais da escola e suas implicações nas práticas corporais dos alunos. A pesquisa teve como objetivos: (1) investigar os processos de controle e apropriação presentes nas relações entre o Estado, as classes populares e a escola; (2) investigar as relações sociais ocorridas no cotidiano da escola onde o PTA estivesse em andamento. Buscamos, com estes objetivos, o relacionamento entre: (a) possíveis transformações das práticas corporais dos alunos e (b) novos ordenamentos do ambiente escolar decorrentes da implementação do PTA. Fizeram parte da amostra: professores(as) e alunos(as) da turma investigada. Foi realizada uma observação participante de agosto a novembro. Foram assistidas todas as aulas realizadas nesse período. Concluímos que as diretrizes presentes no PTA contribuíram para a transformação das práticas corporais dos indivíduos que se relacionam no cotidiano escolar.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1943&listaDetalhes%5B%5D=1943&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.