As Práticas de Diversão e o Modo de Vida Moderno nas Primeiras Décadas do Século Xx em Montes Claros-mg

Por: Bruno Otávio de Lacerda Abrahão, Luiz Gustavo Braga Gomes, Marina de Mattos Dantas, Plínio de Almeida Júnior, Priscila Augusta Ferreira Campos e Tiago Felipe da Silva.

XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

A transição do século XIX para o século XX configura-se como uma época assinalada por grandes transformações sociais. Neste contexto, os ideais modernizadores podem ser percebidos mesmo em regiões que vivenciaram de formas mais intensas o crescimento urbano e o movimento de industrialização em outros marcos cronológicos. Os apelos para a necessidade de um comportamento entendido como moderno são frequentes e passam, entre outros, pelas práticas de diversão. Este estudo investiga práticas de diversão na cidade norte mineira de Montes Claros a partir do que foi publicado em jornais do início do século XX. Nesta localidade, no período destacado, o teatro e o cinema passam a ser vistos como hábitos de diversão que aproximam a população da cidade de um desejado modo de vida moderno.

Endereço: http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/conbrace2013/5conice/paper/view/5178

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.