Resumo

Este estudo insere-se no âmbito da temática da constituição e edificação dos saberes docentes, direcionando o foco de nossas análises sobre o contexto específico da Educação Física escolar concretizada no ensino médio de escolas públicas estaduais situadas no município de Teresina-PI. A nossa vivência como professor de Educação Física, com experiência em todas as etapas da educação básica, tanto na rede pública como na rede privada de ensino, impulsionou nosso interesse pela temática, motivando-nos a esta investigação no intuito de analisar os saberes que subsidiam a prática pedagógica dos professores de Educação Física do Ensino Médio. Para a concretização deste objetivo, optamos pela realização de uma investigação de caráter descritivo e interpretativo, que se insere nos parâmetros da pesquisa qualitativa e que terá como foco discutir sobre saberes docentes e práticas pedagógicas. Para a sua consecução utilizamos o método (auto) biográfico/história de vida como princípio teóricometodológico de base. Para tanto, buscamos através da aplicação de questionários, memoriais e entrevista reflexiva, identificar os saberes mobilizados pela prática pedagógica dos professores de Educação Física do Ensino Médio, caracterizar a prática pedagógica em que esses saberes são produzidos e transmitidos e analisar o contexto de produção desses saberes. Nosso campo de investigação se constituiu de sete escolas distribuídas nas quatro Gerências Regionais de Ensino (nordeste, centro/norte, sul e sudeste) do município de Teresina. Nossos interlocutores, num total de oito, caracterizaram-se por sua formação de nível superior em Educação Física e por atuarem no ensino médio, com esse componente curricular, a pelo menos cinco anos. Como suporte teórico metodológico nos referenciamos nos trabalhos de Tardif (2002); Pimenta (2008); Castellani Filho (1988); Oliveira (2006); Nóvoa (1988); Resende (1999); Borges e Desbiens (2005); Soares (1992); Darido (2008); Gentili (1999; 2007); Bracht (1989, 2003, 2007) entre outros. A partir das análises das narrativas, constatamos que os saberes necessários à composição do metier profissional do educador físico, estão relacionados ao tratamento da disciplina (saberes disciplinares e pedagógicos), saberes referentes ao relacionar-se e comportar-se, aos conhecimentos sobre os alunos, conhecimentos gerais e de outros campos científicos e aos saberes experienciais, os quais, produzidos e socializados.num contexto marcado por restritas condições físicas e materiais através de práticas pedagógicas que mantêm uma predominância do caráter instrumental, no sentido da reprodução de estereótipos vinculados ao sistema esportivo e ao paradigma da qualidade de vida, no entanto, as evidências apontam um processo de mudança em suas crenças/concepções que os aproximam de um pensar e agir crítico e transformador. Palavras-chave: Saberes Docentes. Práticas Pedagógicas. Educação Física Escolar. 

Acessar Arquivo