Resumo

No Brasil, as práticas corporais de aventura fazem parte da construção do currículo nacional em Educação Física e por isso devem compor o currículo da formação inicial. O objetivo desse estudo foi investigar o surf como conteúdo na formação inicial do professor de Educação Física Escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com característica de Pesquisa-ação. A amostra foi delimitada por vinte e três estudantes matriculados no quinto semestre do curso de licenciatura em Educação Física, pertencentes a uma instituição privada, localizada na cidade de São Paulo – Brasil. Os dados foram coletados por meio da observação participante e entrevista coletiva. Foram realizadas propostas pedagógicas de ensino e aprendizagem do surf em quatro semanas, sendo um encontro por semana com duração de aproximadamente quatro horas cada, nas dependências da instituição de ensino. As atividades foram desenvolvidas pelo professor de Educação Física responsável pela disciplina de Esportes de aventura. Dentro das aulas foram discutidos a história do Surf, seus estilos, técnicas básicas, avaliação climática, formações de ondas, tipos de pranchas, e o que é necessário para ter uma prática segura em uma perspectiva teórico – pratica. Ao término das intervenções, por meio da entrevista coletiva e observação do pesquisador foi possível inferir que os estudantes apresentaram conhecimentos para adaptar a modalidade do surf no contexto escolar, adquiriram saberes sobre a gestão de segurança e as técnicas fundamentais da atividade. Ressaltamos que esses conhecimentos contribuíram tanto para compor os conhecimentos pedagógicos desses estudantes, como tendo em vista uma formação para a vida.

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