As Principais Atividades de Lazer dos Estudantes do Curso de Gestão Desportiva e de Lazer (ifce)

Por: .

XXV ENAREL - Encontro Nacional de Recreação e Lazer

Send to Kindle


Resumo

O lazer e a valorização do tempo livre têm sido, nos últimos tempos, algo escasso na sociedade atual, onde a alienação pelo trabalho e a busca pelo dinheiro e sucesso tem sido o objetivo de vida das pessoas. Com isso percebe- se que a valorização da ludicidade e as possibilidades do ócio têm um valor menor para as pessoas, principalmente os jovens que estão numa fase de consolidação no trabalho. Com este trabalho, pretende-se identificar as principais atividades de lazer dos estudantes do curso de Gestão Desportiva e de Lazer, procurando identificar quais espaços estão sendo frequentados, e se disciplinas ministradas no decorrer do curso interferem positivamente nas escolhas dos mesmos para uma fruição de qualidade e valorização do lazer. Como referências bibliográficas utilizamos os autores Marcelino, Camargo e Dumazedier. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo do tipo descritiva com abordagem quantitativa, onde utilizamos um questionário para a coleta de dados. A partir da coleta de dados, observamos que 65,71% consideram como lazer qualquer atividade prazerosa, 40,54% disponibilizam até cinco horas semanais para o lazer, 75,67% frequentam algum espaço público de lazer, 86,48% afirmam que as disciplinas ministradas no curso tiveram efeitos positivos em sua visão e escolha de espaços de lazer. Com esses achados podemos concluir que o público predominante tem entre 19 e 23 anos, é do sexo feminino, 85,71% dos entrevistados usam a internet como fonte diária de lazer, seguida da música com 82,75%, destacando-se também a valorização de espaço públicos de lazer, e 56,09 % afirmam que precisam de um melhor planejamento para uma melhoria do lazer.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.