As Redes Sociais Como Auxílio na Comunicação de Alunos de Graduação em Educação Física no Município de Itaperuna - RJ

Por: Erica Pereira Neto e Márcio Cabral da Silva.
Send to Kindle


Resumo

: Este estudo visa investigar a formação dos estudantes do curso de licenciatura em Educação Física para a temática rede social, que é uma ferramenta para apoiar a aprendizagem. Os recursos oferecidos pelas redes sociais permitem uma maior comunicação e trocas de informação entre os usuários, auxiliando assim na educação. Para a coleta dos dados desta pesquisa foi utilizado como instrumento, um questionário semi-estruturado e adaptado de 10 perguntas fechadas. A amostra foi composta por 59 estudantes do curso de Licenciatura de Educação Física. A análise e interpretação dos dados foram feitos através da estatística descritiva identificando o percentual da opinião dos estudantes. Concluiu-se que, as redes sociais podem ser melhor utilizadas para a formação dos estudantes pesquisados, visto que apenas 29% participam de algum Grupo Virtual relacionado a sua formação acadêmica e destes apenas 33% em sites especializados da área. Com relação à comunicação entre a Instituição e os estudantes, os resultados mostraram de que ainda é precária sendo que apenas 55% da amostra percebem que existe e recebe algum tipo de informação da Instituição. 75% da amostra utilizam a Internet diariamente, sendo que o objetivo para 85% desta utilização é para ter acesso ao Facebook. O principal objetivo da utilização das Redes Sociais é “conversar com os amigos” para mais da metade dos estudantes e para ter contato com os professores é apenas 4%. Sugerindo-se a implantação de rotinas organizadas da Instituição e Professores para favorecer o processo de ensino-aprendizagem. 

Endereço: http://textolivre.org/wiki/XIevidosol/Resumos

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.