As Relações de Gênero nas Aulas de Educação Física: o Caso de Uma Escola Pública em Campina Grande - Pb

Por: Jose Luiz Ferreira.

X Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - CONBRACE

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Resumo

O presente estudo tem por finalidade desvelar as relações de gênero nas aulas de Educação Física na escola elementar - de Ia a 40 série. Foi realizado em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Campina Grande. Os dados foram coletados através da observação de aula. A referência téorica volta-se para a referência marxista onde o •ato de conhecer é objeto de estudo do materialismo dialético e as relações sociais de produção objeto de estudo do materialismo histórico.A análise dos dados levantados possibilitou o entendimento de que a Educação Física não vem se preocupando com as questões de gênero. As atividades de recreação, muito comuns no ensino da Educação Física nas escolas do ensino fundamental. trazem em seu desenvolvimento as diferenças entre os sexos, reforçando os estereénipos determinados pela cultura.

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