As Relações Entre Cultura E Subculturas: Circunscrevendo A Cultura Corporal

Por: Astrid Baccker Avila.

101 páginas. 2000

Send to Kindle


Resumo

A Educação Física (EF) escolar pode ser vista como um espaço de transmissão e resignificação da cultura, que juntamente com as demais disciplinas contribue para o processo de formação humana. Nesse sentido a cultura corporal constitui-se como foco de saber. Essa dissertação teve como objetivo fornecer os elementos para o delineamento da compreensão da cultura corporal na perspectiva de vislumbrar o conhecimento da EF escolar. Para tal, o caminho percorrido se deu pela opção da pesquisa teórica de análise de conteúdo que teve como instrumentos textos escritos, análise documental e comunicações orais - extraídas de notícias, documentários e_ programas veiculados na televisão -. Foi necessário para o desenvolvimento da pesquisa identificar as concepções de cultura, a partir das contribuições da antropologia e da sociologia, percebendo-se a cultura não como algo homogêneo, mas permeada de conflitos. Na busca de compreender tais conflitos existentes na sociedadt?, o trabalho apoiou-se nas contribuições da crítica à economia política e da crítica à política, perpassando pelas categorias de fetiche da mercadoria, reificação e hegemonia. Isto culminou em uma reflexão sobre o fenômeno conhecido como "globalização". No capítulo seguinte, se fizeram presentes a análise sobre as subculturas, sendo elas, a cultura dominante, cultura popular e cultura de massas. No sentido de compreender a .forma como estas se relacionam, buscando fazer relações com fatos de nossa realidade, evidenciando mais especificamente aquilo que se refere a cultura corporal. Assim, mesmo sabendo que a realidade é percebida através da forma fetichizada da mercadoria, e da reificação das relações humanas, é preciso no espaço escolar rasgar esse véu, possibilitando para nossos/as alunos/as a vivência de outras formas de movimento além desses que têm ocupado hegemonicamente o espaço do saber escolar, bem como refletir com eles/as sobre esse saber instituído, questionando e possibilitando a criação de novas possibilidades para o movimento humano. Acredita-se que a seleção, organização e sistematização dos conteúdos da EF, seja uma tarefa a ser feita pelo coletivo da área e não uma busca individual, assim a pesquisa aponta alguns indicadores que podem auxiliar no delineamento da compreensão da cultura corporal enquanto saber escolar.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=2191&listaDetalhes%5B%5D=2191&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.