As Relações de Género no Espaço da Educação Física - a Percepção de Alunos e Alunas

Por: Paula Botelho Gomes, Paulo Silva e .

Revista Portuguesa de Ciências do Desporto - v.8 - n.3 - 2008

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo pretendeu conhecer e analisar como alunos e alunas classificam e entendem o desenvolvimento das relações de género nas aulas de Educação Física (EF). Foram realizadas 60 entrevistas semi-estruturadas a estudantes (30 de cada sexo) de escolas secundárias do distrito do Porto, com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos. Após o tratamento da informação no programa QSRNVivo, procedeu-se a uma análise indutiva dos dados, ou seja, as categorias de análise não foram impostas num momento precedente mas emergiram dos próprios dados. Findo este processo desenvolveu-se uma análise interpretativa. Os resultados obtidos sugerem que alunos e alunas percepcionam de forma diferente as relações de género nas aulas de EF. Metade do total das alunas entende que as relações não são boas, apresentando algumas queixas relativas aos comportamentos e atitudes dos seus colegas, atitudes que favorecem um desinvestimento nas actividades das aulas de EF.

Endereço: http://www.scielo.oces.mctes.pt/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1645-05232008000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.