Resumo

O presente estudo configura-se como um subprojeto de pesquisa vinculado ao Programa Institucional de Iniciação Científica da Universidade do Estado da Bahia (Campus XII), e tem por objetivo identificar e analisar as representações do futebol de mulheres numa rede social oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Especificamente, busca-se identificar as narrativas da CBF sobre o futebol de mulheres, a partir de suas publicações no Instagram; analisar os enquadramentos sobre a seleção brasileira de futebol feminino no Instagram oficial da CBF; e investigar as interações dos usuários nas publicações sobre o futebol de mulheres na conta oficial da CBF no Instagram. Ancorada na abordagem qualitativa, a presente pesquisa será desenvolvida a partir de uma etnografia virtual, ou netnografia. A partir da técnica de observação oculta, em que se é mantido o anonimato do/a pesquisador/a, serão selecionadas publicações e interações veiculadas no feed de notícias (fluxo de conteúdo visual e textual mostrado em bloco sequencial, considerado como uma “vitrine” do usuário) da CBF no Instagram. O período selecionado para a coleta dos dados compreende os meses de junho, julho, agosto e setembro de 2023, abrangendo assim o período anterior, durante e após a maior competição de futebol de mulheres: a Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2023. Espera-se com esta pesquisa ampliar a compreensão das narrativas e representações da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sobre o futebol de mulheres, identificando as características que emolduram e configuram o futebol de mulheres numa rede social oficial da entidade. Ademais, almeja-se conhecer os discursos dos sujeitos que interagem nas redes sociais sobre o futebol de mulheres.

Acessar