As Representações Sociais do Profissional de Educação Física Construídas Por Profissionais de Saúde

Por: Ario da Silva Toledo.

77 páginas. 2003

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar as representações sociais do profissional de educação física construídas por profissionais de saúde a fim de determinar suas concepções e inferir suas práticas. Para alcançar tais propósitos, utilizou-se uma abordagem psicossociológica e as Teorias das Representações Sociais e do Núcleo Central, concluindo-se com a obtenção dos elementos estruturais nucleares e periféricos e com a realização da ancoragem da representação social em pauta. Foram entrevistados noventa profissionais de saúde, voluntários, que atuam nas Instituições de Ensino e de Saúde do Distrito Federal. Foram utilizados dois instrumentos de pesquisa, sendo o primeiro um questionário para captar informações a respeito das equipes multidisciplinares de saúde existentes nas próprias instituições pesquisadas e o segundo uma entrevista na qual se utilizou a técnica de associação livre, tendo como termo indutor "o profissional de educação física". Os dados colhidos foram processados pelo software Evoc (Ensemble de Programmes Permettant l’Analyse des Évocations) e analisados posteriormente pelo pesquisador. Como resultado, identificou-se que as imagens de "saúde" e "condicionamento físico" surgiram espontaneamente nas representações sociais do profissional de educação física, elaboradas pelos profissionais de saúde. Identificou-se claramente que a saúde, o condicionamento físico e as atividades físicas estão social e historicamente associadas ao profissional de educação física. Essas associações de aspectos positivos provavelmente conduzirão a atitudes favoráveis, não dificultando o acesso do profissional de educação física às equipes multidisciplinares de saúde.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=925&listaDetalhes%5B%5D=925&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.