Resumo

Introdução: observa-se um crescente interesse em pesquisas sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação-TICs no universo da Educação Física escolar, assim sendo, esse trabalho objetivou verificar o uso destas, especificamente no que concerne ao uso dos computadores, pelos professores da rede pública municipal de ensino da cidade de Fortaleza-CE. 

Método: Participaram do estudo 32 professores. Os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado composto por questões mistas a respeito do uso das TICs nas aulas de Educação Física. Os dados obtidos foram analisados por estatística descritiva e expressos em gráficos e tabelas. Também foi realizada uma análise das questões abertas como forma de compreender o pensamento do grupo pesquisado a respeito do uso de computadores nas aulas de Educação Física. 

Resultados: Constatou-se que a maioria dos professores raramente utiliza o computador em suas aulas e, mesmo aqueles que utilizam, o fizeram com pouca frequência no decorrer do ano letivo. Verificou-se que os principais motivos seriam a falta de profissionais nos laboratórios e estrutura física adequada para possibilitar a implementação das atividades. 

Conclusão: Tais achados indicam a necessidade de uma maior atenção à infraestrutura e apoio aos professores.

Referências

BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2005. 97 p.

BETTI, Mauro. Imagens em avalia-ação: uma pesquisa-ação sobre o uso de matérias televisivas em aulas de Educação Física. Educar em Revista, Curitiba, PR, n. esp. 02, p. 137-152. 2010. Disponível em: < http://goo.gl/1m8cYk>. Acesso em: 15 dez. 2015. ISSN 1984-0411.

BIANCHI, Paula; PIRES, Giovani de Lorenzi. Possibilidades para o ensino-aprendizagem com TICs na Educação Física escolar: uma experiência com blogs. Cadernos de formação RBCE, Campinas, SP, v. 01, n. 02. mar. 2010. Disponível em: < http://goo.gl/nGwbYk>. Acesso em: 07 jul. 2014. ISSN 2175-3962.

BIANCHI, Paula; PIRES, Giovani de Lorenzi; VANZIN, Tarcízio. As tecnologias de informação e comunicação na rede municipal de ensino de Florianópolis: possibilidades para a educação (física). Linhas, Florianópolis, SC, v. 9, n. 2, p. 56-75. jul./dez. 2008. Disponível em: < http://goo.gl/8Lfxa5>. Acesso em: 07 jul. 2014. ISSN 1984-7238.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Programa de Formação continuada Mídias na Educação. Integração de Mídias na Educação (Módulo introdutório), Brasília: MEC, 2009. Disponível em: < http://goo.gl/QUZnzt>. Acesso em: 29 jul. 2014.

BRITO, Maria Aparecida Candine de. Uso dos computadores nos laboratórios de informática educativa na rede estadual de Goiânia: limites e possibilidades do ambiente cyber. In: SIMPÓSIO DE ESTUDOS E PESQUISAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO, 19, 2010, Goiânia. Anais eletrônicos... Goiânia: UFG/FE: MEC/CAPES, 2010. Disponível em:<http://goo.gl/rqQdUX>. Acesso em: 06 jun. 2014.

BUTRICO, Giovana Moreira; KORSAKAS, Paula. Educação física escolar: perspectivas educacionais da utilização dos meios de comunicação como recurso pedagógico. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, SP, v. 05, n. 03, p. 39-46. jan./jul. 2006. Disponível em: < http://goo.gl/6Pt2QI>. Acesso em: 14 set. 2015. ISSN 1980-6892.

CAMILO, Rodrigo Cordeiro; BETTI, Mauro. Multiplicação e convergência das mídias: desafios para a Educação Física escolar. Motrivivência, Florianópolis, SC, n. 34, p. 122-135. jun. 2010. Disponível em: < https://goo.gl/hZHBsS>. Acesso em: 14 set. 2015. ISSN 2175-8042.

CHAMPANGNATTE, Dostoiewski Mariatt de Oliveira; NUNES, Lina Cardoso. A inserção das mídias audiovisuais no contexto escolar. Educação em Revista, Belo Horizonte, MG, v. 27, n. 3, p. 15-38. dez. 2011. Disponível em: . Acesso em: 14 set. 2015. ISSN 0102-4698.

CHANAN, Douglas Santos; NASCIMENTO, Ronaldo José; CHANAN, Aline de Abreu Curunzi. As tecnologias da informação e da comunicação nas aulas de educação física em colégios de ensino médio em Londrina – Paraná – Brasil. 2006. Disponível em:<http://goo.gl/UwRPZk>. Acesso em: 26 jan. 2012.

DARIDO, Suraya Cristina. Diferentes concepções sobre o papel da Educação Física na escola. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Pró-Reitoria de Graduação. Caderno de formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, v. 16, p. 51-75. 2012. Disponível em: < http://goo.gl/0ZgArN>. Acesso em: 07 jul. 2014.

DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Andrade. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

FERREIRA, Aline Fernanda. Os jogos digitais como apoio pedagógico nas aulas de educação física escolar pautadas no currículo do estado de São Paulo. 2014. 127 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias) – Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2014. Disponível em: < http://goo.gl/LNGvS4>. Acesso em: 14 set. 2015.

FERREIRA, Heraldo Simões; MOTA, Mabelle Maia. A visão dos alunos sobre o uso do facebook como ferramenta de aprendizagem na Educação Física. Revista FSA, Teresina, PI, v. 11, n. 1, p. 188-199. jan./mar. 2014. Disponível em: < http://goo.gl/gsUw4D>. Acesso em: 04 mai. 2014. ISSN 2317-2983.

FORTALEZA. Regionais. Fortaleza, CE, 2014a. Disponível em: < http://goo.gl/Yu3cDI>. Acesso em: 27 jan. 2014.

FORTALEZA. Secretaria Municipal de Educação. Mapeamento das escolas municipais de Fortaleza. Fortaleza, CE, 2014b. Disponível em: < http://goo.gl/E8BmK6>. Acesso em: 07 jul. 2014.

FORTALEZA. Secretaria Municipal de Educação. SME convoca professores de laboratórios de informática e bibliotecas para se lotarem em salas de aula convencionais. Fortaleza, CE. abr. 2013. Disponível em: < http://goo.gl/yXZgoJ>. Acesso em: 07 jul. 2014.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MELO, Sergio Correia; BRANCO, Eguimara Selma. O uso das tecnologias de informação e comunicação nas aulas de Educação Física. In: CONGRESSO NACIONAL DE

EDUCAÇÃO-EDUCERE, 5, 2011, Curitiba. Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação-SIRSSE, 1, 2011, Curitiba. Anais eletrônicos... Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PR. nov. 2011. Disponível em:< http://goo.gl/IK8g5k>. Acesso em: 07 jul. 2014.

MIRANDA, Guilhermina Lobato. Limites e possibilidades das TIC na educação. Sísifo - Revista de Ciências da Educação, São Paulo, SP, n. 3, p. 41-50. mai./ago. 2007. Disponível em: < http://goo.gl/DEocD5>. Acesso em: 27 jun. 2014. ISSN 1649-4990.

MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos Tarciso; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 19. ed. Campinas: Papirus, 2011. p. 11- 65.

NASCIMENTO, Karla Angélica Silva; LIMA, Mixilene Sales Santos; FREIRE, Raquel Santiago; CASTRO FILHO, José Aires de. Um olhar sobre as atividades dos laboratórios de informática das escolas municipais de Fortaleza. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 22, 2011, Aracaju. Workshop de Informática na Escola, 17, 2011, Aracaju. Anais eletrônicos... Aracajú, SE. nov. 2011. Disponível em:   . Acesso em: 06 jun. 2014.

OLIVEIRA, Hérica Queiroz. Tecnologias de informação e comunicação na educação e inclusão sócio-digital: uma avaliação do Programa de Informática na Educação PROINFO em Fortaleza. 2011. 141 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, 2011. Disponível em: < http://goo.gl/kTRgkU>. Acesso em: 14 set. 2015.

PRETTO, Nelson de Luca. Escritos sobre educação, comunicação e cultura. Campinas: Papirus, 2008. 240 p.

SENA, Dianne Cristina Souza de. As tecnologias da informação e da comunicação no ensino da Educação Física escolar. Revista Digital Hipertextus, Recife, PE, n. 6, p. 1-12. ago. 2011. Disponível em: . Acesso em: 07 jun. 2014. ISSN 1981-6081.

SILVA, Ângela Carrancho. Educação e tecnologia: entre o discurso e a prática. Ensaio - Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, RJ, v. 19, n. 72, p. 527-554. jul./set. 2011. Disponível em: < http://goo.gl/UhrQ9o>. Acesso em: 14 set. 2015. ISSN 0104-4036.

SILVA, Luciana Maria Fernandes. O ensino da capoeira na educação física escolar: blog como apoio pedagógico. 2012. 173 f. Dissertação (Mestre em Desenvolvimento Humano e

Tecnologias) - Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP, 2012. Disponível em: < http://goo.gl/wHghOK>. Acesso em: 14 set. 2015.

SHIGUTI, Wanderley Akira; SHIGUTI, Valéria da Silva Cruz. Apostila de Estatística. Brasília. 2006. Disponível em: < http://goo.gl/7HzfB4>. Acesso em: 10 nov. 2010.

TERENCE, Ana Cláudia; ESCRIVÃO FILHO, Edmundo. Abordagem quantitativa, qualitativa e a utilização da pesquisa-ação nos estudos organizacionais. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 26, 2006, Fortaleza. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro, RJ, ABEPRO. 2006. Disponível em: . Acesso em: 07 jun. 2014.

THUMS, Jorge. Acesso à realidade: técnicas de pesquisa e construção do conhecimento. Canoas: EdULBRA, 2003.

VALENTE, José Armando (Org.). Computadores e conhecimento: repensando a educação. Campinas: UNICAMP, 1993. 418 p.

VALENTE, José Armando. As tecnologias digitais e os diferentes letramentos. Pátio, Porto Alegre, RS, v. 11, n. 44, p. 12-15. nov. 2007 – jan. 2008. Disponível em: . Acesso em: 14 set. 2015. ISSN 2179-0248.

VALENTE, José Armando. As tecnologias e a verdadeira inovação. Pátio - Ensino Fundamental, Porto Alegre, RS, v. 14, n. 56, p. 06-09. 2010. Disponível em: < http://goo.gl/HGQXLa>. Acesso em: 14 set. 2015. ISSN 2179-0248.

Acessar Arquivo