Resumo

É comum recorrermos à história do esporte quando queremos apresentar ou conhecer melhor alguma modalidade esportiva. Por meio da história do esporte também, é possível fazer um exercício de "volta ao passado" a fim de se tentar compreender melhor o presente. Isso implica conhecer o esporte de hoje por meio do conhecimento das ressignificações pelas quais este passou no decorrer de sua história. Além disso, a história do esporte nos permite uma melhor compreensão da própria modalidade e também do mundo e de seus grandes acontecimentos históricos. Enfim, nota-se que a história do esporte é um conteúdo extremamente importante e que este deveria ser explorado em aulas de Educação Física. Isso não quer dizer que as aulas de Educação Física na escola precisem se tornar meramente teóricas e expositivas, regadas por datas e nomes a serem decorados. Vivenciar, compreender, refletir, questionar e se apropriar de alguns conhecimentos, talvez seja uma melhor estratégia para se provocar o interesse pela história do esporte favorecendo, portanto, o seu ensino. Mas, quais os recursos que podiam contribuir para o ensino da história do esporte na escola nessa perspectiva? Pensando na inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação, cuja utilização é crescente no âmbito escolar, quais recursos poderiam ser utilizados? Não por outro motivo, este trabalho teve como objetivo investigar, com o auxílio das Tecnologias de Informação e Comunicação, a história do atletismo visando a produção de um material didático digital como subsídio ao trabalho do professor de Educação Física na escola, tendo como base vídeos publicados na internet, mais especificamente, no YouTube. Para atingir os objetivos propostos, esse trabalho foi desenvolvido em 3 etapas. Na 1ª etapa, foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação e a história do atletismo. Na 2ª etapa, foi feita uma investigação, análise e categorização dos conteúdos da internet (vídeos do YouTube) relacionados à história do atletismo e divisão dos itens de aprofundamento visando a organização do material didático digital. Na 3ª etapa, o material coletado foi organizado, no formato de um banco de dados, sendo disponibilizado em um blog. Após a coleta, organização e disponibilização dos dados desta pesquisa, esperamos que o materail didático digital produzido possa auxiliar e facilitar o trabalho do professor no que se refere ao ensino da história do atletismo em aulas de Educação Física.

Acessar