As Tendências Didático-pedagógicas e a Questão da Disciplinaridade

Por: Cláudio Lúcio Mendes.

IX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho foi inicialmente estruturado em forma de monografia de final de curso para obtenção de licenciatura em Educação Física pela UFMG. Fizemos um estudo das tendências didático-pedagógicas da Educação em geral e da Educação Física em específico. Baseado nesses estudos classificamos as tendências em ultrapassadas historicamente ( por não mais explicarem uma realidade sócio-histórica vivida pelo ensino), as de transição (por serem uma tentativa de superação das tendências anteriores, mas cometem o mesmo erro de estratificação e elitização do ensino) e progressistas ( pois foram tendências que procuraram resgatar as finalidades sócio-políticas da Educação). Estamos ampliando esta classificação fazendo ligações entre as tendências didático-pedagógicas e os conceitos de interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade.

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.