Resumo

A presente pesquisa se propõe a realizar uma analise acerca da produção científica no campo da Educação Física, tendo como recorte as teses de doutorado produzidas por mulheres nos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade de São Paulo - SP, Universidade Gama Filho - RJ e Universidade Estadual de Campinas - SP no período de 1995 a 2004, buscando não só quantificar esta participação, como também refletir sobre o seu significado no campo científico da Educação Física. Neste sentido, estabelecemos como objetivos: i) analisar até que ponto as teses de doutorado produzidas pelas mulheres, nos aspectos teórico, técnico e metodológico, têm contribuído para o campo da Educação Física; e ii) Discutir sobre os estímulos e desafios enfrentados pelas doutoras na construção de suas teses.Este estudo se caracteriza como do tipo fenomenológico-hermenêutico com abordagem qualitativa. A metodologia dividiu-se em duas etapas: a primeira correspondeu a um levantamento descritivo representado por um mapeamento da produçãocientífica elegendo as teses de doutorado das mulheres como corpus de análise, em um universo constituído por 51 teses. Para a construção da primeira fase do estudo foi utilizado como bases de dados: o Banco de Dissertações e Teses do Portal CAPES.

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