As Trajetórias Formativas de Acadêmicos de Educação Física do Curso de Licenciatura da Ufsm: Contribuições na Constituição do Ser Professor

Por: Alexandra Rosa Silva.

2009 11/11/2009

Send to Kindle


Resumo

Este estudo insere-se na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-graduação, Mestrado em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. O objetivo foi analisar a percepção que os acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física da UFSM têm de sua trajetória formativa e como eles significam tais experiências, bem como, suas contribuições na construção da sua identidade como futuros professores da educação básica. A metodologia caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa na forma de estudo de caso. Para tanto, utilizamos uma entrevista elaborada em forma de narrativas de duas acadêmicas que estavam matriculadas na disciplina de “Seminário em Estágio Curricular Supervisionado” do 8º semestre do curso. Foram tomadas como foco de análise as experiências como aluna, o processo de escolha profissional e as experiências de formação vividas no curso de licenciatura em Educação Física. Ao narrarem sua trajetória formativa no CEFD, as acadêmicas deixaram transparecer algumas marcas desse percurso formativo, que produziram muitos significados e contribuíram na busca pela identificação com a Educação Física e o ser professor. Percebemos que se destacaram nas suas narrativas como marcas nesse processo formativo a participação em grupo de estudos, no qual as acadêmicas puderam vivenciar a pesquisa, o ensino e a extensão; os estágios curriculares supervisionados e a criticidade motivada por alguns professores em suas disciplinas. Nesse sentido, compreendemos que a aprendizagem docente caracteriza-se como uma aprendizagem plural, formada por saberes oriundos de vários contextos, circunstancias e instituições, assim como da experiência pessoal e profissional, dos saberes das disciplinas e atividades práticas proporcionadas pelo curso de formação. Assim, os cursos de formação representam uma etapa, um ponto de partida que convive com outras possibilidades de formação, pois a formação há de ser entendida como algo que transcende a etapa universitária, mas não prescinde dela.

Endereço: http://cascavel.cpd.ufsm.br/tede/

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.