As Transformações do Carnaval Ouro-pretano na Década de 1980: o Papel das Iniciativas Mercadológicas na Configuração de Um Novo Formato Para a Festa

Por: Sarah Teixeira Soutto Mayor.

Licere - v.18 - n.1 - 2015

Send to Kindle


Resumo

O presente artigo objetiva apresentar e discutir as transformações observadas no carnaval da cidade de Ouro Preto (Minas Gerais), durante a década de 1980, atentando-se, especificamente, às inciativas mercadológicas gestadas neste momento. Para isso foram pesquisadas reportagens do jornal Estado de Minas, principal periódico circulante no estado no período em questão. Pode-se concluir que o ano de 1984 configura-se como um marco para as transformações da festa, pois nessa ocasião, houve uma explícita preocupação em tornar o carnaval um atrativo turístico, com um auxílio representativo de investimentos públicos e privados, situação não vislumbrada anteriormente. Essas iniciativas contribuíram para que o carnaval de Ouro Preto, pouco popular nas páginas do jornal no início dos anos 1980, fosse divulgado como um dos principais do estado no final da década.

Endereço: https://seer.ufmg.br/index.php/licere/article/view/891

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.