As Três Dimensões dos Conteúdos na Prática Pedagógica de Uma Professora de Educação Física com Mestrado: Um Estudo de Caso

Por: .

Revista da Educação Física - UEM - v.19 - n.1 - 2008

Send to Kindle


Resumo

A partir da década de 1980 surgiram, ao menos no discurso, diversas propostas que contribuíram para a superação do modelo tradicional de ensino. Apesar disso, a prática pedagógica dos professores permanece, na maioria das vezes, arraigada ao modelo esportivista e ao recreacionista. Com o intuito de oferecer aos professores referenciais que vislumbrem novas possibilidades à Educação Física escolar, o objetivo desta pesquisa foi observar, registrar, descrever, analisar e interpretar as dificuldades e alternativas encontradas por uma professora com mestrado, na implementação de propostas baseadas nas três dimensões dos conteúdos. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, tendo como abordagem o estudo de caso. Os resultados apontaram que as dificuldades perpassam pela resistência a novos conteúdos e pelo planejamento e implementação da dimensão atitudinal dos conteúdos. As alternativas vislumbradas na prática da professora foram as seguintes: o comprometimento da docente e o compartilhamento de responsabilidades, e inter-relações entre a dimensão procedimental e a dimensão conceitual dos conteúdos. Conclui-se que a prática pedagógica da docente avaliada avança em relação aos modelos tradicionais, corroborando a importância da qualidade da formação inicial e principalmente da formação continuada.

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4314/2916

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.