Asmáticos Buscando Qualidade de Vida Através da Natação e da Ginástica Respiratória: Experiências Práticas e Relatos de Pesquisa

Por: Sara Teresinha Corazza Kroth.

IX Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Estamos nos afastando da época em que ao portador de asma era negligenciada toda e qualquer forma de movimen to. Nos dias atuais, profissionais da saúde e da educação orientam crianças com patologias respiratórias para que estas consigam participar de ações motoras quer seja individualmente ou em grupos e ter uma vida com mais qualidade. O presente trabalho relata uma atividade extensionista que contempla em seu conteúdo atividades de educaçãoe movimento, através da ginástica respiratória e natação, desenvolvidas no Centrode Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria, desde o primeiro semestre de 1998, conforme registro no GAP, sob número 5936. Contamos com uma amostra de 50 crianças e adolescentes caracterizando-se com asma nos níveis levee moderado. O desenvolvimento das atividades é de responsabilidade de um docente e de acadêmicos do Curso de Licenciatura Plena em Educação Física. Estas aulas se desenvolvem duas vezes por semana tendo na ginástica respiratória atividades de relaxamento, através do método Jacobson, a respiração diafragmática onde estimulamos nos alunoso uso da musculatura abdominal buscandoa melhoria da ventilação e oxigenação pulmonar e a diminuição dos músculos acessórios (torácica).

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.